Translate

segunda-feira, 5 de março de 2012

ATIVIDADES DA FAMOPAR publicada



A Federação de Associação de Moradores do Paraná (Famopar) e a Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam) realizaram neste final de semana (dia 18 e 19 de outrubro), em Londrina, Oficina de Qualificação de Lideranças Comunitárias em Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.



Cerca de 60 lideranças do movimento comunitário, dentre eles representantes de associações de moradores de Londrina, Apucarana, Paranaguá, Cascavel, Maringá , Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, participaram do evento. A abertura do evento na sexta-feira, contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Gilberto Martin, do vice-presidente nacional da Conam, Valério Rosa Lopes e do representante da Secretaria de Estratégia e Gestão Participativa, do Ministério da Saúde, Osvaldo Bonetti.

De acordo com o presidente da Famopar e diretor da Conam, Joel Tadeu, esta oficina faz parte do projeto que a Confederação Nacional das Associações de Moradores em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde, está realizando em todo o território nacional, com o objetivo de qualificar conselheiros, dirigentes de associações de moradores e entidades comunitárias para contribuírem nos debates sobre os Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, com base em prioridades que geram impactos sobre a situação da saúde da população brasileira.

"A intenção do evento foi fortalecer os conselhos comunitários preparando as lideranças para tratar de assuntos considerados complexos como o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e temas relacionados à Saúde Pública. Uma liderança melhor preparada terá condições de reivindicar o melhor para sua comunidade", declarou o presidente da Famopar.

O "Pacto pela Saúde", na suas três dimensões pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão foi aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde em fevereiro de 2006 e institui novas bases para que o SUS alcance um processo mais solidário de gestão. É uma reforma institucional que defende o SUS como política de estado. Em Londrina, as palestras tiveram os seguintes temas "Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão" foram abordados na sexta-feira; já no sábado, os temas foram "Conjuntura na Luta em Defesa do SUS" e "Participação do Movimento Comunitário no Controle Social do SUS".

De Londrina, José Otávio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário